quarta-feira, 1 de agosto de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T3 - EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVO GERAL:
        - Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência critica sobre o uso que se fazem dela, compreendendo a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nos diferentes grupos sócio-culturais. 
        
        OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
        - Recorrer aos conhecimentos para elaboração de propostas de intervenção solidaria na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sócio cultural.
        - Conhecer a evolução histórica da Educação Física até a sua chegada ao Brasil.
        - Relacionar informações sobre o sistema de comunicação e informação considerando sua função social.
        - Informar e assegurar o direito da pessoa com deficiência na sociedade.
        - Discutir as diferenças  individuais percebendo-se como ser único e diferente.
        - Desenvolver  o respeito mútuo entre todos possibilitando a inclusão física e social.
       - Conhecer a história do Atletismo.
       - Pesquisar as diversas modalidades que compõe o Atletismo.
       - Vivenciar brincadeiras tradicionais que atualmente não fazem parte do cotidiano, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos relacionados a brincadeiras de outra época.
       - Conhecer alguns elementos e características brasileiras que influenciam a música, o esporte, as brincadeiras.
      - Analisar, nas diferentes manifestações culturais,os fatores de construção de identidade e de estabelecimento de diferenças sócios e históricas.
      - Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expresso nas manifestações culturais: padrões de beleza caracterizados, estereotipados e preconceitos.
      - Conhecer instrumentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.
      - Compreender os benefícios e restrições da atividade física.
      - Desenvolver hábitos saudáveis.
      - Adquirir noções básicas de primeiros socorros.
      - Elucidar conceitos de primeiros socorros.
     - Informar  sobre os diversos tipos de dependência.
     - Pesquisar os diversos tipos de efeitos causados pela dependência química.

       CONTEÚDOS
        Jogos:
·        Cooperativos
·        Lúdicos ( jogos e brincadeiras)
·        Salão
·        Folclore

Esportes:
·        Futebol
·        Handebol
·        Basquetebol
·        Voleibol

Qualidade de vida:
·        Nutrição
·        IMC
·        Atividade Física

- Primeiros  socorros

- Dependência química

METODOLOGIA:
 -Seminários
-Vídeos temáticos
-Pesquisa diversificada na internet
- Músicas contextualizadas 
- Recreação expressiva
- Atividades ritmadas