sábado, 24 de novembro de 2012

PLANEJAMENTO PROEJA T4 - EDUCAÇÃO FÍSICA

OBJETIVOS GERAIS

- Reconhecer as linguagens como elementos integradores dos sistemas de comunicação e construir uma consciência critica sobre o uso que se fazem dela, compreendendo a arte e a cultura corporal como fato histórico contextualizado nos diferentes grupos sócio-culturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a evolução histórica da Educação Física até a sua chegada ao Brasil.
 - Relacionar informações sobre o sistema de comunicação e informação considerando sua função social.
 - Informar e assegurar o direito da pessoa com deficiência na sociedade.
- Discutir as diferenças  individuais percebendo-se como ser único e diferente.
- Desenvolver  o respeito mútuo entre todos possibilitando a inclusão física e social.
 - Conhecer a história do Atletismo.
- Pesquisar as diversas modalidades que compõe o Atletismo.
 - Vivenciar brincadeiras tradicionais que atualmente não fazem parte do cotidiano, com a finalidade de ampliar seus conhecimentos relacionados a brincadeiras de outra época.
- Conhecer alguns elementos e características brasileiras que influenciam a música, o esporte, as brincadeiras.
- Analisar, nas diferentes manifestações culturais,os fatores de construção de identidade e de estabelecimento de diferenças sócios e históricas.
- Posicionar-se criticamente sobre os valores sociais expresso nas manifestações culturais: padrões de beleza caracterizados, estereotipados e preconceitos.
- Conhecer instrumentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida.
- Compreender os benefícios e restrições da atividade física.
- Desenvolver hábitos saudáveis.
- Adquirir noções básicas de primeiros socorros.
- Elucidar conceitos de primeiros socorros.
 - Informar  sobre os diversos tipos de dependência.
- Pesquisar os diversos tipos de efeitos causados pela dependência química.

CONTEÚDOS
- História da Educação Física:
·        No mundo
·        No Brasil

- Inclusão:
·        Bullyng
·        Deficiência

- Atletismo

- Jogos:
·        Cooperativos
·        Lúdicos ( jogos e brincadeiras
·        Salão
·        Folclore

- Esportes:
·        Futebol
·        Handebol
·        Basquetebol
·        Voleibol

- Qualidade de vida
·        Nutrição
·        IMC
·        Atividade Física

- Primeiros  socorros

- Dependência química




 METODOLOGIA:
- Seminários
- Vídeos temáticos
- Pesquisa diversificada na internet
- Músicas contextualizadas
- Recreação expressiva
- Atividades ritmadas 


Nenhum comentário: